Novos Mártires São Paisios e Santo Avakum (Habacuque), Diácono da Sérvia

17 de dezembro — Calendário Juliano

Avakum nasceu em 1794 e foi criado no Mosteiro Mostanica, onde seu tio era pai espiritual. Ali foi tonsurado e feito diácono aos 18 anos pelo Metropolita José.

1 17

Em 1809, os monges tomaram parte em uma revolta contra os janízaros que ocupavam Belgrado [a rebelião é conhecida como Janciceva Buna] e dado o insucesso tiveram de fugir para o Mosteiro da Anunciação em Trnava, onde São Paisios era abade.

Após o colapso da revolta de Karageorge, em 1813, os turcos deram início a um reino de terror. A população mais uma vez se rebelou, com participação dos monges de Travna no dia da Festa da Santa Cruz, mas novamente foram esmagados pelos opressores. Muitos prisioneiros foram enviados para o Paxá Suleiman em Belgrado, entre eles Paisios e Avakum.

Os turcos ofereceram liberdade para quem se revertesse ao Islã, e alguns aceitaram a oferta. São Paisios foi obrigado a carregar a própria estaca em que foi empalado, e enquanto era supliciado e adentrava o Reino dos Céus clamava ‘Slava Bogu’ [Glória a Deus]. Os turcos pressionaram Avakum para que apostatasse seguindo o exemplo de um de seus pais espirituais anteriores, Gennadio, que o instava a fazer o mesmo junto com a própria mãe do diácono — ele agradeceu à mãe pelo leite que o alimentou mas não pelo conselho, dizendo que ”um sérvio pertence a Deus e espera a morte com alegria”.

Avakum respondeu que era um guerreiro de Cristo e que preferia morrer a negá-lo. Foi condenado a carregar a própria estaca em que seria executado, assim como São Paisios. Quando os turcos tentaram demovê-lo de perder sua vida na juventude, ele riu-se e perguntou se os turcos também não morreriam. Quando lhe responderam que sim, o santo diácono respondeu, “muito bem então, quando mais rápido eu morrer, menos pecados terei cometido”.

Por sua coragem, os turcos decidiram não empalá-lo, e o executaram com um golpe de espada no coração. Santo Avakum adentrou o Reino dos Céus em 27 de janeiro de 1815.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s